CIA. LAICA

A Companhia surgiu em 2015 com o objetivo investigar e experimentar técnicas e estéticas da arte da animação (teatro de animação e cinema de animação), a partir do agrupamento de artistas independentes e com experiências variadas em diversas linguagens artísticas, tais como artes visuais, artes cênicas, animação e cinema, para que desse o caráter híbrido dos trabalhos.

É um grupo de iniciativa mista em termos institucionais, de característica itinerante, que se utiliza de instrumentos acadêmicos e não acadêmicos em seus processos, bem como sua sede varia conforme o desenvolvimento projetual. 

Em 2016 montou e estreou o musical "Vozes de Abrigo", realizando três temporadas: a primeira em 2016, a segunda durante o 26º Festival de Teatro de Curitiba (2017) e a terceira, contemplada no Edital de Ocupação do Centro Cultural Teatro Guaíra, realizando uma longa temporada de 12 apresentações entre os dias 01 e 18 de junho de 2017, no Teatro José Maria Santos. O espetáculo até agosto de 2017 já foi selecionado em dois festivais de mérito internacional e três de grande expressão nacional: 11ª FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis; 30º FITUB - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, 27º Festival de Inverno de Garanhuns, 21º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba e 21º FENATIB - Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens que acontece em Blumenau. "Vozes de Abrigo" ganhou 5 indicações ao 37º Troféu Gralha Azul, premiação máxima do teatro paranaense, nas categorias: Melhor Espetáculo, Roteiro Original, Direção, Maquiagem e Ator Revelação, recebendo o troféu de Ator revelação. 

Em outubro de 2017 a Companhia estreou "VOOU", seu primeiro espetáculo para crianças. Também um espetáculo que se utiliza das linguagens do teatro de animação, da contação de histórias e do canto, para de forma lírica e lúdica, abordar os temas do amor, da liberdade e do encantamento. "VOOU" realizou temporada no Teatro de Bonecos Dr. Botica em Curitiba, além de ser selecionado no 8º FESTPAR - Festival de Teatro de Paranaguá - PR, onde recebeu indicação na premiação de Melhor Iluminação e Melhor Sonoplastia.

Em abril de 2018, estreamos o espetáculo experimental para adultos "AUTÔMATOS - Self da Inexistência", que aborda o tema da efemeridade das relações humanas (a partir da analogia da Vida Líquida de Zygmunt Bauman).

Atualmente a Companhia está em processo de montagem de três novos trabalhos: "Deserto de Pedras", sobre crianças de guerra; "As Trigêmeas: Natureza Fantástica", segundo espetáculo infantil da Cia; e "Saias Épicas", uma espécie de monólogos cruzados. Todos com estreia prevista para 2019.


CIA. LAICA E SUAS NOTÍCIAS 


No dia 26 de Novembro (2017), teve a premiação do 8º Festival de Teatro de Paranaguá, do qual a Cia. Laica estava concorrendo com o espetáculo VOOU. 

Infelizmente não tivemos premiações, mas, nossos parabéns ao João Muniz pela indicação de Melhor Iluminação e ao Ariel Rodrigues, Fábio Nunes Medeiros e Thiago Juraski pela indicação de Melhor Sonoplastia.

O espetáculo "VOOU" foi selecionado para participar do 8º Festpar (Festival de Teatro de Paranaguá), estamos a caminho litoral paranaense!

Serviço: VOOU - 8º Festival de Teatro de Paranaguá

Data: 24 de NOVEMBRO/2017
Horário: sexta às 09
Local: Teatro Rachel Costa - Rua 15 de Novembro, 87, Centro Histórico - Paranaguá/PR

Opa! O espetáculo infantil "VOOU" já tem data de estreia e será no Teatro de Bonecos Dr. Botica.

Serviço: VOOU - Curta Temporada de Estreia

Datas: 28 e 29 de OUTUBRO/2017
Horários: sábado e domingo às 13h / 15h / 17h
Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica - Shopping Estação 

No dia 22 de Agosto (2017), tivemos a premiação do 37º Gralha Azul. A Cia. Laica foi indicada em 5 categorias com o espetáculo Vozes de Abrigo sendo: Melhor Espetáculo, Texto, Direção, Maquiagem e o nosso então premiado Thiago Juraski como Ator Revelação.

Nossos parabéns ao Thiago Juraski pelo merecido prêmio e a todos do Laica pelas indicações e por acreditarem, resistirem e persistirem no Teatro. 

"Vozes de Abrigo" volta à capital paranaense para se apresentar na programação do 21º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba.

Serviço: Vozes de Abrigo - 21º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos em Curitiba

Data: 18 de JULHO/2017
Horário: terça às 19h Local: Teatro José Maria Santos

"Vozes de Abrigo", que foi sucesso de público na última edição do Festival de Teatro de Curitiba, volta à capital paranaense nessa temporada no Teatro José Maria Santos depois de ser contemplada no Edital de Ocupação do Centro Cultural Teatro Guaíra

Serviço: Vozes de Abrigo em Temporada em Curitiba

Datas: 01 até 18 de JUNHO/2017
Horários: quintas, sextas e sábados às 20h e aos domingos às 19h
Local: Teatro José Maria Santos

O espetáculo "Vozes de Abrigo" foi aprovado pela curadoria do 30º FITUB - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e estamos na lista de suplentes. Dos mais de 100 espetáculos inscritos, foram aprovados, para apresentação, 12 espetáculos e mais 6 espetáculos como suplentes. Também como mérito artístico, "Vozes de Abrigo" foi um dos 4 espetáculos que trabalha Teatro de Animação aprovado no 27º Festival de Inverno de Garanhuns, porém, por falta de recursos, não será agora que iremos nos apresentar em Pernambuco.

Estamos na programação do 11º FITA Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação, em Florianópolis, que acontece entre 20 e 27 de maio, e o espetáculo "Vozes de Abrigo" já está a caminho para se apresentar dia 26.

Serviço: Vozes de Abrigo - 11º Festival Internacional de Teatro de Animação em Florianópolis

Data: 26 de MAIO/2017
Horários: às 15h e 20h
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Auditório Garapuvu

Teremos uma curta temporada do espetáculo "Vozes de Abrigo" dentro do 26º Festival de Teatro de Curitiba. 

Serviço: Vozes de Abrigo - 26º Festival de Teatro de Curitiba

Datas: 01 e 02 de ABRIL/2017 
Horários: sábado às 20h e domingo às 18h e às 20h
Local: Teatro Laboratório da Faculdade de Artes do Paraná

E chegou o dia da estreia do espetáculo "Vozes de Abrigo":

Serviço: Vozes de Abrigo - Curta Temporada de Estreia

Datas: 10, 11, 16 e 17 de DEZEMBRO/2016
Horários: sexta e sábados às 20h e domingo às 11h
Local: Teatro Laboratório da Faculdade de Artes do Paraná