O PROCESSO DE MONTAGEM

O projeto da montagem do espetáculo surgiu dentro do LAICA - Laboratório de investigação do cruzamento de animações da FAP- Faculdade de Artes do Paraná da Unespar. O Laboratório tinha como objetivo central criar um espaço embrionário de vivências da arte da animação, possibilitando um suporte técnico e estético, dentro das características laboratoriais (observação, reflexão, experimentação). Na perspectiva de embrião, a orientação de experimentos, envolve, além dos participantes do laboratório, grupos externos à instituição que pretendam incluir elementos dessa linguagem nas suas propostas estéticas (espetáculos, performances, vídeos etc.) ou mesmo em seus processos artísticos. 

Além disso, teve como objetivos também: Possibilitar observação analítica sobre os elementos técnicos e estéticos da arte da animação, estabelecendo critérios formais e informais, bem como discutindo o potencial na animação em vários segmentos da cena; Permitir através de exercícios teatrais elementos que favorecem a animação como estado de percepção, utilizando recursos fundamentais de treinamento, tais como exercícios como foco, triangulação, gravidade, neutralidade, mímica etc.; E, experimentar inúmeros materiais técnicos e conceituais para a elaboração de uma proposta estética da animação, seja ela para o teatro, cinema, TV, contação de histórias, artes visuais etc. Assim sendo, contava com colaboradores de vários cursos (cinema, teatro e artes visuais, etc) da universidade, bem como da comunidade.

Essas diretrizes metodológicos do Laboratório foram a base para a montagem do espetáculo, contudo novos padrões emergiram no processo artístico, que impôs outros arranjos, tanto técnico como estético. O primeiro deles, talvez o maior, foi a escolha pelo gênero musical, uma vez que não era uma linguagem dominada pelo grupo. Dessa forma, tivemos que convidar um preparador musical e professor de canto, André de Souza. Essa escolha nos rendeu uma otimização do tempo disponível para o manuseio de materiais e que posteriormente nos levaria a dividir o grupo em: os que estavam no elenco atuando e os que fariam parte da equipe de visualidades. 

Em relação ao texto, ele foi entregue para todos no começo do processo, mas foi sendo modificado até quase os últimos meses. Duas histórias foram totalmente adaptadas para que fossem recitativas, devido à característica de ser um musical. Alguns elementos da dramaturgia verbal foram convertidos para uma dramaturgia visual. Um ponto que merece ser destacado é a quantidade de aprendizados que os envolvidos tiveram durante todo processo, sobretudo pelo caráter interdisciplinar e de conteúdos que não estão previstos na formação dos acadêmicos.   

© 2017 CIA LAICA
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora